Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Utilização de EPI afasta aposentadoria especial

há 9 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu hoje (4) o julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 664335, com repercussão geral reconhecida, e fixou duas teses que deverão ser aplicadas a pelo menos 1.639 processos judiciais movidos por trabalhadores de todo o País que discutem os efeitos da utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI)sobre o direito à aposentadoria especial.

Na primeira tese, os ministros do STF decidiram, por maioria de votos, que “o direito à aposentadoria especial pressupõe a efetiva exposição do trabalhador a agente nocivo a sua saúde, de modo que se o Equipamento de Proteção Individual (EPI) for realmente capaz de neutralizar a nocividade, não haverá respaldo à concessão constitucional de aposentadoria especial”.

A outra tese fixada no julgamento, também por maioria de votos, é a de que, “na hipótese de exposição do trabalhador a ruído acima dos limites legais de tolerância, a declaração do empregador no âmbito do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), no sentido da eficácia do Equipamento de Proteção Individual (EPI), não descaracteriza o tempo de serviço especial para a aposentadoria”.

Leia mais no Previdenciarista. Com: https://previdenciarista.com/noticias/utilizacao-de-epi-afasta-aposentadoria-especial/#ixzz3LE87G28V

https://www.facebook.com/pages/Advogada-Ana-Luiza-Tangerino-Francisconi/847982805228471

  • Sobre o autorAdvogada Especialista em Direito Previdenciário e em Processo Civil
  • Publicações29
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações250
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/utilizacao-de-epi-afasta-aposentadoria-especial/155883175

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu só não entendi por que foi o STF e não o TST que tomou essa decisão... continuar lendo

Simples caro Jadson: quem decide repercussão geral é o STF. Em todo caso uma decisão muito interessante que retoma valor dos EPIs e seu uso para eficaz proteção do trabalhador e saúde. continuar lendo